Guia de Franquias 2025: quem pode participar do prêmio e do ...
A mais importante premiação do setor de franquias brasileiro está com inscrições abertas. Até o próximo dia 14 de...
Carregando...
Começou a valer, nesta segunda-feira (3), mais uma obrigação para os produtores rurais: a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A obrigatoriedade é válida para operações internas praticadas pelo produtor rural que, nos anos de 2023 ou 2024, obteve, em qualquer um dos períodos, receita bruta decorrente de atividade rural em valor superior a R$ 360.000,00.
Já para os demais produtores rurais, a obrigatoriedade de emissão da NF-e começará a partir de 5 de janeiro de 2026. Vale enfatizar que a emissão de NF-e é obrigatória para produtores, independentemente do faturamento, nas operações interestaduais.
Para emitir a NF-e, o produtor rural precisará apenas do CPF e sua inscrição estadual. A modalidade, feita apenas eletronicamente, além de documentar a transação também faz o recolhimento de eventuais taxas.
Devem ser emitidas pelo produtor rural pessoa física a NF-e modelo 55 e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) modelo 65, substituindo a Nota Fiscal de Produtor no modelo 4.
Vale reforçar que a falta de emissão da NF-e quando obrigatória pode resultar em penalidades fiscais, que podem incluir multas e outras sanções previstas na legislação tributária.
Fonte: Contábeis
A mais importante premiação do setor de franquias brasileiro está com inscrições abertas. Até o próximo dia 14 de...
O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões de empresas ativas, segundo dados oficiais da Receita Federal. Desse total, 18,2 milhões (84%) estão...
O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou, na última sexta-feira (31), a liberação da versão 4.0 do Manual de Serviços Prestados...
Início de ano é sinônimo de novos planos, resoluções e, para muitos, reflexões sobre como alavancar a vida financeira e profissional....